Textos de: "Francisco Lopes"

Nº 342 - Mai/Jun 2016

Sobre o XIII Congresso da CGTP-IN

Realizou-se nos dias 26 e 27 de Fevereiro de 2016, em Almada, o XIII Congresso da CGTP-IN, um acontecimento da maior importância para os trabalhadores portugueses, cujo êxito representa uma grande vitória na sua luta.

Nº 335 - Mar/Abr 2015

A situação política actual e as tarefas do Partido

1. Grandes exigências estão hoje colocadas à intervenção dos comunistas no quadro da actual situação.

Uma situação fruto da conjugação das consequências da natureza do capitalismo e do agravamento da sua crise estrutural, com os efeitos de 38 anos de política de direita e do processo de integração na União Europeia, ao serviço do grande capital, com a responsabilidade política do PS, PSD e CDS-PP.

Nº 318 - Mai/Jun 2012

Desenvolver e intensificar a luta de massas

Passou um ano de aplicação do pacto de agressão, subscrito pelo PS, PSD e CDS-PP e pelo FMI, a UE e o BCE, com o apoio do Presidente da República e ao serviço do grande capital. Um pacto que constitui um instrumento usado nesta fase para aprofundar a política de direita que ao longo dos últimos 36 anos tem fustigado o País. Um pacto que promove o aumento da exploração e das desigualdades sociais, o empobrecimento, o comprometimento da soberania nacional e da democracia. Um pacto que está a empurrar Portugal para o desastre.

Nº 305 - Mar/Abr 2010

Agravamento da exploração -Unidade da classe operária e dos trabalhadores

No final da primeira década do século XXI, em consequência da política de direita das últimas décadas, concretizando as receitas do capitalismo, as opções da integração europeia, satisfazendo os interesses dos grupos económicos e financeiros e das multinacionais, Portugal tem uma situação marcada pelo declínio, as injustiças e desigualdades sociais, o empobrecimento do regime democrático e a amputação da soberania nacional.

Nº 298 - Jan/Fev 2009

O Partido e a tarefa decisiva do seu reforço

Percorrida mais uma etapa desde o XVII Congresso, neste empolgante percurso histórico de mais de oito décadas, realizamos o XVIII Congresso com a consciência do dever cumprido, de um partido que se afirmou e reforçou e, aqui está, convicto do seu papel e da sua identidade, determinado a prosseguir o seu caminho.

Nº 287 - Mar/Abr 2007

Em 2007 consolidar, crescer, avançar

O actual quadro internacional e nacional, em que coexistem muitos perigos e grandes potencialidades, coloca mais uma vez a importância fundamental dos partidos comunistas e revolucionários e de características que lhe estão associadas: a ligação aos trabalhadores e aos povos respectivos, a ideologia revolucionária, os princípios de funcionamento, a determinação e coerência e a organização em que assenta uma grande parte da sua independência e capacidade de intervenção. O PCP, no quadro da realidade nacional, com uma experiência e uma identidade próprias, inscreve como uma das suas principais prioridades, as orientações e tarefas para o seu reforço político, ideológico, organizativo e para o alargamento da sua influência.